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domingo, 21 de junho de 2009

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Rosângela Menta Mello

A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base
para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a
escrita, na definição de Lévy (1993), uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho
do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação.
Apesar da produção das tecnologias estar a serviço dos interesses de lucro do
sistema capitalista, a sua utilização ganha o mundo e acontece também de acordo
com as necessidades, desejos e objetivos dos usuários.

Apesar de ser introduzida com maior ênfase nos anos 60, com uma pedagogia
tecnicista, foi nos anos 80 que a tecnologia educacional passou a ser compreendida
como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais e
suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção
crítica no mundo em que vive, apontando que não basta utilização de tecnologia, é
necessário inovar em termos de prática pedagógica. A tecnologia educacional,
portanto, ampliou seu significado constituindo-se no “estudo teórico-prático da
utilização das tecnologias, objetivando o conhecimento, a análise e a utilização
crítica destas tecnologias, ela serve de instrumento aos profissionais e
pesquisadores para realizar um trabalho pedagógico de construção do
conhecimento e de interpretação e aplicação das tecnologias presentes na
sociedade” (SAMPAIO & LEITE apud LEITE, 2003, p.12)

O conceito de alfabetização tecnológica do professor envolve o domínio contínuo e
crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o
relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global
do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do
professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e
criando novas formas de expressão, além de distinguir como, quando e por que são
importantes e devem ser utilizadas no processo educativo. (SAMPAIO & LEITE apud
LEITE, 2003, p, 14)

Queremos contribuir para a criação e para o processo de autoria do professor,
deixando clara à parte das inúmeras possibilidades das tecnologias. As tecnologias
serão apresentadas, nestes textos, como ferramentas de produção e meios de
expressão de diferentes saberes para professores e alunos nas suas práticas
educativas.

Consideramos que as tecnologias merecem estar presentes no cotidiano escolar
primeiramente porque estão presentes na vida, mas também para:
• diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;
• serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento,
já que trazem embutidas em si mensagens e um papel social importante;
• permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios,
familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade;
• serem desmistificadas e democratizadas;
• dinamizar o trabalho pedagógico;
• desenvolver a leitura crítica;
• ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos
diferentes saberes.

Para isso o professor deve ter clareza do papel das tecnologias como instrumentos
que ajudam a construir a forma de o aluno pensar, encarar o mundo e aprender a
lidar com elas como ferramentas de trabalho e se posicionar na relação com elas e
com o mundo.
O processo ensino-aprendizado se desenvolve em um lugar especializado ou
ambiente que, além de suas dimensões de temperatura, iluminação, deve contar
com outros recursos físicos e tecnológicos que apóiam, de modo restrito, o trabalho
didático do professor.
As tecnologias de ensino, especialmente os audiovisuais, podem ser classificados
em um critério de maior ou menor concretude ou, então, pela atividade sensorial que
explora.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
NÉLIO PARRA

Recursos visuais
Elementos ou códigos
códigos digitais escritos
códigos analógicos
cônicos
esquemáticos
abstrato-emocionais
Materiais ou veículos
Álbum de seriado, Cartazes,Diafilmes,
Diagramas, Diapositivos, Espécimes,
Exposição, Filmes, Flanelógrafo,
Fotografias, Gráficos, Gravuras,
Imantógrafo, Mapas, Modelos, Mural
didático, Museus, Objetos, Quadro de
giz, Quadros, Transparências
Recursos auditivos
Elementos ou códigos
códigos digitais orais
códigos analógicos orais
Materiais ou veículos
Aparelho de som
Discos
Fitas k7
CDs
Rádio
Recursos audiovisuais
Diapositivos e diafilmes com som
Cinema sonoro
Televisão
Videocassete
Programas para computadores com som
A utilização de recursos didáticos impõe a recorrência a critérios para uma escolha
mais eficiente, dos quais destacamos os seguintes, apresentados por HAYDT
(1997):
• adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos
alunos, aos seus interesses e necessidades;
• adequação à função que se quer desenvolver (cognitiva, afetiva ou
psicomotora);
• simplicidade,: fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível;
• qualidade e exatidão;
• atrativos: devem despertar interesse e curiosidade.

LEMBRETES

É importante lembrar que a primeira regra para a utilização de qualquer recurso
didático é: se não estiver bem elaborado, construído, ou se você não souber utilizar,
não use! Vá a busca desse conhecimento!
Os recursos didáticos não podem ser utilizados como se fossem as aulas em si. Isto
é, se o professor utilizar um filme, deve interromper a projeção, fixar cenas, discutir
com os alunos, fazer relatório...
Outro aspecto importante na utilização de recursos didáticos diz respeito à seleção.Eles precisam ser adequados aos objetivos propostos para a aprendizagem, devemapoiar as atividades, devem ser adequados aos conteúdos e à metodologiaempregada.Quando não dá certo a utilização do recurso didático, o que fazer?O professor deve já ter preparado outra atividade, caso isto aconteça.Esporadicamente pode o professor deixar-se dominar pela inspiração, desde quedomine o conteúdo com profundidade, certamente ele encontrará rapidamente umaalternativa.A tecnologia de ensino deve auxiliar o trabalho do professor e não causar transtornos.

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