O que você procura?

terça-feira, 30 de junho de 2009

Como celebrar o Dia da Bíblia

Como celebrar o Dia da Bíblia

Há mais de 150 anos, o Dia da Bíblia, é celebrado com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus. A fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, contribuiu para que esta data fosse se popularizando cada vez mais. E, graças a esse trabalho, o Dia da Bíblia, passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede esta data. A Semana da Bíblia é dedicada a eventos variados que vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça, a seguir, como a Semana da Bíblia é comemorada.
Cultos - As igrejas planejam e realizam cultos especiais no Dia da Bíblia. Nestes cultos é lembrado o grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra aos homens e o valor dessa Palavra na vida das pessoas. Em geral, nesses Cultos, ofertas especiais são recolhidas para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo. Graças a essas ofertas, a Sociedade Bíblica do Brasil consegue distribuir milhares de Bíblias, Novos Testamentos, Porções e Seleções Bíblicas a pessoas necessitadas, na mais diferentes situações e lugares.

Carreatas - Muitas igrejas organizam desfiles de carros pelas ruas principais da cidade, ostentando faixas com versículos bíblicos. Carros alegóricos, com representações de Bíblias, normalmente fazem parte da carreata.
Concentrações - As igrejas evangélicas de muitas cidades organizam concentrações públicas para celebrar o Dia da Bíblia. Estas concentrações ocorrem em praças, ginásios esportivos, estádios e outros lugares de fácil acesso ao público. Um culto público, com pregação da palavra, orações e apresentação de corais e conjuntos musicais normalmente é o clímax da celebração. Bíblias, Novos Testamento, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas são distribuídos nas concentrações.

Maratona - As igrejas organizam maratonas de leitura bíblica em seus templos ou em lugares públicos. Essas maratonas seguem dois modelos. Num caso, textos selecionados são escolhidos e lidos publicamente, normalmente em lugares de grande afluência de pessoas. No segundo caso, é feita a leitura ininterrupta de todo o texto bíblico. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia. Normalmente esta leitura leva mais de um dia para ser concluída e implica em fazer uma vigília.
Monumentos - Já vem de décadas o costume de levantar monumentos à Bíblia em praças públicas das cidades. O monumento à Bíblia é um testemunho público da importância da Bíblia para as pessoas e para a sociedade e, ao mesmo tempo, um marco da importância da Bíblia para a cultura do povo.
Distribuição - Existem Igrejas que, no Dia da Bíblia, efetuam distribuição maciça de folhetos (Seleções Bíblicas), para que o povo conheça o valor da Bíblia para a vida das pessoas. Também são feitas distribuições de Bíblias, Novos Testamentos e Porções Bíblicas (pequenos livretes que contém um livro da Bíblia ou textos bíblicos escolhidos sobre um assunto específico). A distribuição de Bíblias, em geral, é feita em escolas, hospitais, empresas, quartéis ou outro tipo de organizações.
Pedalando por Bíblias - Em vários países, são organizados passeios ciclísticos para divulgar a Bíblia e arrecadar fundos em favor da causa da Bíblia. No Brasil, esses passeios começaram a ser realizados no ano de 1998 e são chamados de "Pedalando por Bíblias". Igrejas e entidades cristãs tomam a iniciativa de organizar o passeio. Cada participante, ao se inscrever, doa uma ou várias Bíblias para serem distribuídas a pessoas ou entidades necessitadas.

Fonte: www.sbb.org.br

domingo, 21 de junho de 2009

Conduzindo a Criança a Cristo

Meditação: Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta. (Provérbios 20:11)

Pensamento: É muito maior negligência dos pais deixar uma criança crescer sem Cristo do que deixá-la crescer analfabeta. (Donald Grey Barnhouse)

Mensagem:

Conduzindo a Criança a Cristo

Hoje, Dia das Crianças, aproveite e faça um devocional com os seus filhos, mostrando-lhes a importância de eles conhecerem e respeitarem o poder da Palavra de Deus. Aproveite também este dia para usufruir de momentos de lazer com sua família. Divirtam-se com brincadeiras saudáveis e construtivas.

Nós também precisamos valorizar a lição de humildade e inocência das crianças. Considere esse importante ensinamento de Jesus. Em seu ministério terreno, Ele ensinou que quem quiser ser o maior no Reino de Deus terá que ser como uma criança. Disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos". E para que os seus discípulos entendessem melhor a lição, mandou que trouxessem uma criança, e pondo-a no meio acrescentou: "Qualquer que receber uma dessas crianças em meu nome a mim me recebe…" (Marcos 9:35-37).

A criança é também símbolo de esperança, de um futuro próspero. Eduque hoje uma criança e ela se tornará um cidadão de bem amanhã. Ensine o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Você quer ter um lar bem estruturado, pautado na Palavra de Deus? Então ensine aos seus filhos os princípios sagrados do Evangelho. Agindo assim você será grandemente abençoado por Deus na terra e deixará bons exemplos para a posteridade.

FONTE:Pr. Silas Malafaia /

Palavra de Vitória.

Editora Central Gospel


--------------------------------------
"Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento". (1º Coríntios 3:7)

Avaliação produtos TIAPRI.COM

de telma.bueno
para "tiapri@tiapri.com"
data 18 de junho de 2009 10:40
assunto Olá! AVALIAÇÃO PRODUTOS TIAPRI.COM


Bom dia!

Recebi ontem o material. Ao chegar em casa todos estavam ansiosos pela abertura da caixa. A cada material retirado eram muitos os elogios. Todas as peças ficaram lindas. Parabéns!
Obrigada pela nova tampa da caixa de presentes.
Que Deus abençoe a todos.
Em Cristo,
Telma



Telma Bueno
:: Redatora
:: CPAD Casa Publicadora das Assembléias de Deus
:: Setor de Educação Cristã
:: (21) 2406.7363
..............................................................................................................................................................
:: Visite o nosso site: www.cpad.com.br
:: Sua Escola Dominical nunca mais será a mesma!
:: Conheça o Novo Currículo de Escola Dominical da CPAD: www.cpad.com.br/curriculo
..............................................................................................................................................................
Centenário das Assembléias de Deus no Brasil • 1911–2011 • www.ad100anos.com.br
Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará!

FORMANDO O CARATER DA CRIANÇA

FORMANDO O CARATER DA CRIANÇA

O QUE É CARÁTER?

O dicionário Aurélio define caráter como “o conjunto de qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que determinam sua conduta e concepção moral.” A palavra caráter, cuja origem grega tinha a ver com a impressão de uma marca sobre um objeto, geralmente usando meios permanentes como o ferro quente ou o talhe em madeira, mostra que o caráter é algo que distingue uma pessoa, aquilo que a torna inconfundível. É o caráter que torna possível prever as ações e atitudes de uma pessoa. Sabemos o que esperar de uma pessoa fraca, sem muito compromisso com a verdade. Da mesma forma, podemos confiar na palavra da pessoa honesta. O caráter mora na vontade da pessoa. Na pessoa adulta o caráter é persistente, pois, ao mesmo tempo em que pode sofrer mudanças, resiste a elas.

A socióloga Ângela Marulanda, em seu livro O desafio de crescer com os filhos, diz: “caráter é aquilo dentro de nós que regula o nosso agir moral.” Podemos ter um caráter bem formado, ou o contrário, malformado, faltoso. Ângela Marulanda ainda afirma “um caráter solidamente formado é o que nos dá firmeza moral para agir de forma justa mesmo em situações adversas; o que nos faz dizer a verdade mesmo quando não convém; o que nos dá coragem para superar os castigos ainda que não acreditemos que somos merecedores deles; o que nos permite dominar nossas reações e instintos para deixar-nos guiar pela sabedoria e pela bondade do coração.”

O mau caráter não é aquele que escolhe deliberadamente ser mau (ninguém escolhe isso). O mau caráter é aquele que não tem convicção própria, é levado pelos outros e, por isso, facilmente cai em tentação. Por ser fraco, está sempre procurando se safar, sobreviver, custe o que custar, o que muitas vezes o leva a ser desonesto, corrupto, injusto, violento, enfim, mau.

Existem graus de má-formação do caráter. Num grau elevado ele causa até a morte da pessoa (envolvimento com drogas, crime e outras atividades auto-destrutivas); num grau moderado leva a pessoa à uma vida medíocre (não consegue manter um emprego, se dá mal nos relacionamentos); e, num grau mais brando, ele neutraliza uma ação eficaz da pessoa (sonhos não se realizam, não desenvolve seus dons naturais).
É de se esperar, portanto, que o inimigo mortal dos seres humanos, o Adversário, o Tentador, o Acusador, invista muito e sempre contra as crianças, submetendo-as a ambientes opressores e deformadores da alma humana.

Como o caráter é formado?

A criança nasce sem caráter! Ele vai ser desenvolvido, moldado ao longo da vida, a partir da resposta interna da criança, frente às experiências e à interação com outros.
Essa resposta interna é muito importante porque depende, até certo ponto, do desenvolvimento intelectual e emocional da pessoa. Todos nós precisamos pensar, refletir e decidir que opções de resposta temos diante de qualquer situação. É o intelecto que interpreta e nos informa o que está acontecendo.

Por exemplo, a maneira como disciplinamos uma criança pode ser bem ou mal interpretada. Vamos supor que, num momento de muita raiva, você se irrita e fala uma porção de besteiras para uma criança. Ela pode acreditar em tudo o que você disse, sentindo-se ameaçada, temendo pela própria vida; ou pode ignorar uma parte do que você disse, porque percebe que você se alterou. Isso terá um grande impacto nas reações e até no que ela sentirá (medo, frustração, indiferença).

Essa é a razão pela qual o ambiente da criança tem tanto impacto sobre a formação do seu caráter. O meio cria maneiras de enxergar, de interpretar os acontecimentos. É a cultura da família e da comunidade local que mostra para a criança o que é aceitável, o que é corriqueiro, o que é vergonhoso, o que é fantástico, o que é honroso, o que é bonito. É o meio que inculca valores, os quais são os ingredientes que a criança usa para interpretar a realidade e depois para reagir, com uma resposta própria, a essa realidade. Não é à toa que Deus, para se manifestar a nós, escolheu uma comunidade e trabalhou os seus valores (os Dez Mandamentos, a Lei e os Profetas) muito antes de se revelar na pessoa de Jesus Cristo.

Conclusão: o caráter é formado como o resultado das nossas respostas interiores diante das lições que a vida nos dá. Não é resultado direto do meio em que vivemos, mas é altamente influenciado por ele.

Quem influencia mais na formação do caráter de uma criança?

Quem se relaciona mais com ela. O fator mais importante de influência está nas pessoas que cuidam da criança, nas pessoas que ela identifica como pertencente “Eu sou de fulano”. Quanto mais vínculo afetivo um adulto consegue estabelecer com uma criança, mais influência ele terá. Quanto mais tempo de relacionamento, maior o impacto sobre a criança. Isso é uma faca de dois gumes: há casos de abuso sexual que exercem grande impacto na formação do caráter da criança abusada. Nesses casos o abuso ocorre ao longo de um período grande de tempo e o abusador consegue estabelecer um vínculo afetivo muito forte com a criança. Por outro lado, temos histórias magníficas de crianças que superaram influências negativas de todos os lados, porque tinham um relacionamento de amor e constância com uma pessoa íntegra e bondosa.

Como podemos influenciar na formação do caráter das crianças?

Não podemos ensina-lo nem inculcá-lo em ninguém. Podemos sim, influenciar, estimular, ensinar princípios morais e oferecer modelos.
Após refletirmos sobre o que é o caráter e como ele é formado, identificamos algumas frentes de ação:
- Trabalhar para transformar o meio, o que envolve a luta pelos direitos das crianças na sociedade em geral, mas também inclui o trabalho de formação de comunidades alternativas, um oásis no deserto. Nesse “oásis” é importante criar estruturas que vão desde o lugar físico até os acordos de convivência que ressaltem os valores que queremos passar. (Pergunte-se, como uma criança ou adolescente se sente nesse ambiente?)

- Trabalhar os valores da nossa comunidade, para que as crianças tenham opções saudáveis de resposta interna. Por exemplo, o ambiente cultural em que uma criança vive pode lhe ensinar que as mulheres são inferiores aos homens. Acreditando nesse valor, a criança tem poucas opções. Os meninos maltratarão as meninas, as meninas se tornarão resignadas. Trabalhando o valor “igualdade de gêneros” de forma eficaz, a vida, tanto dos meninos quanto das meninas, mudará radicalmente. Nesse caso o ensino dos princípios bíblicos morais é vital.

- Trabalhar com a família. (confessemos que a nossa tendência em trabalhar com a criança isoladamente não funciona!)

- Trabalhar o vínculo afetivo com as crianças e adolescentes que Deus nos der.

- Trabalhar o nosso próprio caráter.

Para finalizar, a socióloga Ângela Marulanda encoraja: “As qualidades que se desprendem do caráter, aquelas que nos dão força moral, como a tolerância, a generosidade, a compaixão, a perseverança ou a coragem, não se desenvolvem na abundância, mas na moderação, e não se enriquecem com as distrações, mas com as dificuldades, da mesma forma que alguns bons músculos se formam com trabalho árduo, esforço e constância.” Pois bem, é hora de malhar!


FONTE: http://www.maosdadas.org

UM ESPELHO MAIS PERTO DAS CRIANÇAS

UM ESPELHO MAIS PERTO DAS CRIANÇAS

Todos nós que trabalhamos com crianças e adolescentes temos a oportunidade de oferecer uma imagem para a formação do caráter de uma nova geração. A formação é mais importante que a informação apenas. E, para formar o bom caráter de uma pessoa, é fundamental o exemplo de quem ensina. No livro de Mateus, mais especificamente no Sermão do Monte, o narrador diz que Jesus ensinava como quem tem autoridade. Sua prática de vida falava tão alto quanto seus ensinos. Assim, os discípulos aprendiam à luz dos ensinos e do testemunho de Jesus Cristo.

Diferença entre temperamento e caráter
Erich Fromm, em seu livro Análise do Homem argumenta que o temperamento é herdado geneticamente e sobre ele não se tem muita mutabilidade. Já sobre o caráter ele diz:
"o caráter é essencialmente formado pelas experiências.... e modificável, até certo ponto, pelos insights e por novas espécies de experiências."

Para se ter uma idéia da importância da formação do caráter em relação ao temperamento é só observar que, se uma pessoa tiver temperamento colérico, por exemplo, reagirá rápido e forte às situações. Se for uma pessoa produtiva, justa e amável o demonstrará rápida e fortemente quando amar. Se for uma pessoa de caráter destrutivo ou sádico, será rápida e forte em seu espírito destrutivo ou em sua crueldade. Se o caráter de uma pessoa for destrutivo não interessa o fato de ela agir rápida ou lentamente. A única diferença é quanto ao tempo gasto para destruir. Se o caráter for de profundo amor e justiça, lentamente ou rapidamente, o amor e a justiça estarão fluindo a paz e a felicidade tão desejadas pelos seres humanos. Portanto, é indispensável investirmos na formação do caráter das pessoas. Nesta área da vida temos um certo espaço de influência.

Jesus, modelo de caráter
Os educadores que seguem a Jesus Cristo, acreditam plenamente que a maturidade humana é uma realidade possível quando nos aproximamos do modelo de Jesus. Por isso sonhamos com uma nova geração marcada pelo caráter de Jesus Cristo. Seguindo a recomendação de Paulo, aspiramos ser transformados de glória em glória, pelo Espírito, até a imagem de Jesus (2 Co 3.18). Sonhamos nos tornar seus imitadores. Oramos a fim de andarmos como ele andou. E claro, para isso precisamos cultivar diligentemente o poder e as virtudes do Espírito Santo.

Se fizermos uma relação das mulheres e homens cristãos que marcaram a história da humanidade com suas vidas, constataremos que todos, sem exceção, atribuem que o impacto provocado por suas vidas foi decorrência de terem vivido sob a inspiração da vida de Jesus Cristo. Somente as pessoas marcadas pelo caráter de Jesus Cristo estão focadas em fazer o que é correto.

As crianças com quem você convive cotidianamente estão lhe observando e tatuando na memória seu exemplo de vida. Seja uma inspiração, uma espécie de espelho, que ajude as nossas crianças a compreenderem melhor a vida de Jesus Cristo, através do seu testemunho inspirador.

Carlos Queiroz, casado, dois filhos, é pastor da Igreja de Cristo e leciona missiologia no Seminário Teológico de Fortaleza. É autor de Ser É o Bastante - felicidade à luz do Sermão do Monte (Editora Ultimato, Visão Mundial e Encontro Publicações).


FONTE: http://www.maosdadas.org

MARIDOS - POR FAVOR LEIAM

MARIDOS - POR FAVOR LEIAM

O marido chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas.

Estavam sujos de terra, cercados por embalagensvazias de comida entregue em casa.

A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também. O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.

Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça. A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede.

Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas.

Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Ainda que tivesse um montinho de areia perto da porta.

Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja.

'Será que a minha mulher passou mal?' ele pensou. 'Será que alguma coisa grave aconteceu?'

Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro.

Lá havia mais brinquedos espalhados, toalhas molhadas, papel higiênico na pia. A pasta de dente sem tampa e a banheira havia transbordado.

Finalmente, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama,deitada e lendo uma revista. Ela olhou para ele, sorriu, e perguntou:

- Como foi seu dia?

Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: Que diabos aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça?

Ela sorriu e disse:

- TODO DIA, QUANDO VOCÊ CHEGA DO TRABALHO, ME PERGUNTA:
-'AFINAL DE CONTAS, O QUE VOCÊ FEZ O DIA INTEIRO DENTRO DE CASA?'

- BEM, HOJE EU NÃO FIZ NADA, FOFO !!


FONTE: flaviapoesiasbyflaviad.blogspot.com

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES PARA A CRIANÇAS - CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE AS PROTEJAM

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES PARA A CRIANÇAS - CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE AS PROTEJAM

DAR LIMITES É...

-Ensinar que os direitos são iguais para todos.

-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.

-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.

-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.

-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.

-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.

-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).

-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).

-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).

-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.

-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.

-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.

-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:
Dar exemplo!

Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.

DAR LIMITES NÃO É...

-Bater nos filhos para que eles se comportem.

-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.

-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.

-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.

-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".

-Gritar com as crianças para ser atendido.

-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.

-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.

-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.

-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.

-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.

-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.

Texto extraído livro:
"Limites Sem Trauma" de Tânia Zagury.

SEJA BEM VINDO PAPAI E OU MAMÃE

SEJA BEM VINDO PAPAI E OU MAMÃE

A pergunta é simples: Como nós, pais, podemos participar ativamente na construção da educação cristã de nossos filhos?

Em nossos dias a atividade de PAI & MÃE tem sido um grande desafio para a igreja, considero-o desafio daqueles que muita das veses empregamos esforço e dedicação e com os resultados positivos, é um desafio que muito vale a pena.

É com muito respeito e temor no Senhor que dirigimos estas palavras a você pai, mãe ou responsável, visto que estamos dedicados a cooperar no desenvolvimento espiritual de crianças levadas a Cristo.

A Bíblia relata a ação de vários pais, que deligentemente ensinaram os preceitos de DEUS para seus filhos em tempos até não tão diferentes de nossa atualidade. Lembramo-nos de ANA, que durante os poucos anos que cuidou de SAMUEL, antes de levá-lo ao Templo. Embora SAMUEL tivesse crescido cercado pela perversidade dos filhos de Eli, SAMUEL tornou-se um Homem de Deus. São exemplos que nos confortam e ao mesmo tempo nos desafiam.

Podemos participar da esducação de nossos filhos de várias formas:

- Educando-os no Senhor

Todo pai e mãe sabe que os filhos precisam de educação, e nesta educação estão incluso limites, respeito, reverência e cooperação. Nossos filhos precisam antes respeitar-nos para também respeitar a DEUS, pode parecer difícil respeitar a DEUS que não veem á nos respeitar.

- Aproveitar cada fase da criança

Nos dias de hoje é comum que as crianças queiram pular fases de sua infância, isto acontece por causa de ínumeras influências mundanas presentes em nossos dias como a mídia, a moda, a TV e muito mais. Os pais deve aproveitar cada fase da vida infantil.

- Educação espiritual

Infelismente existe um pensamento que paira no ar de alguns pais, de que; "a igreja é a responsável pela educação de nossos filhos". Ora, não podemos comparar a igreja como a ESCOLA, que tem o papel de FORMAR O CIDADÃO.

Sim, a igreja é importante para a educação espiritual de nossos filhos, mas lembre-se de que assim como a escola, a igreja não tem o papel de "acabamento final" na formação de seu filho.

Faça sua parte e conte com DEUS, se está difícil procure orientação pastoral, com sua equipe de educadores na igreja e com pessoas que tenham compromisso com DEUS, por que DEUS vai te ajudar.

Vamos a um exemplo prático, muito visto em nossos dias, em nossas igrejas:

EXEMPLO 1 - Domingo, dia do Senhor, tem ESCOLA DOMINICAL, sendo assim alguns pais, apenas LEVAM seus filhos na EBD, e não ficam na EBD.

EXEMPLO 2 - É festa na igreja, que realiza o Congresso Infantil ou a EBF, e lá novamente os pais apenas "levam" seus filhos ao congresso ou EBF, sem poderem participar, salvo justificativas de ausência como trabalho ou atividades já programadas.

Sem falar de que alguns pais pensam que as TIAS ou as PROFESSORAS da escola dominical, que são as responsávels pela educação espiritual de seus filhos. Amados não sejamos presa do inimigo, e deixamos DEUS nos orientar, pois ELE quer o melhor para nós, mas devemos fazer a nossa parte.

Qual exemplo estamos dando aos nossos filhos? Apenas de "transporte"? Lembramo-nos de que o maior exemplo de vida é a nossa vida.

Dentro do possível tente acompanhar seu filho na EBD, ajude-o a fazer as tarefas da escola, faça culto doméstico e dê a eles a oportunidade de desde pequenos já fazerem algo para DEUS, até cantar o hino da harpa ou ler a palavra.

LEMBRE-SE que o mundo tem investido pesado nas crianças, com programações em mídias que exaltam o OCULTISMO, a FANTASIA, o TERROR, a PORNOGRAFIA e muitas coisas ruins que certamente não farão de nossos filhos aptos a ingressarem as mansões celestiais.

ENVOLVA-SE

Procure estar a par das atividades da sua igreja, consulte a equipe do departamento infantil, visite a sala de EBD de seu filho num domingo para a surpresa dele, leve um pacote de doces de R$ 3,00 para uma sala de EBD para a tia distribuir, isto é tão barato que a alegria deles será muito maior comparada a este valor. Converse sobre seu filho com a equipe, veja o desenvolvimento dele como um todo na igreja.

Um dia ficaremos mais velhos, se DEUS assim o permitir, e eu não duvido de que nossos filhos serão os líderem que estão sendo formados HOJE, por isso PAI, MÃE e RESPONSÁVEL, a sua PARTICIPAÇÃO é fundamental e precisa, pois você formará hoje um lider para o amanhã que já chegou!


Em Cristo Jesus

Dc. Natanael Weber
Equipe TIAPRI.COM

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS - ARCA DE NOÉ

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

TEMA ARCA DE NOÉ

1. OBJETIVO
1.1 Evangelização
1.2 Crescimento espiritual
1.3 Serviço cristão

2. VANTAGENS
2.1 É mais do que 4 meses de Escola Dominical
2.2 É ensino intensificado
2.3 São novos alunos para a Escola Dominical
2.4 É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
2.5 É oportunidade de serviço para os membros da Igreja

3. DURAÇÃO
3.1 Uma semana
3.2 Duas e meia por dia

4. LOCAL
4.1 Na Igreja
4.1.1 A Igreja ajuda financeiramente
4.1.2 A Igreja ajuda com o pessoal
4.1.3 A Igreja ajuda com a divulgação
4.1.4 É um meio de ligar a criança à Igreja

5. DIVULGAÇÃO
5.1 Despertando o interesse de toda a Igreja
5.1.2 Reuniões de oração
5.1.3 Anúncios nos boletins
5.1.4 Cartazes

5.2 Convites
5.2.1 Convidar de casa em casa
5.2.2 Convidar nas escolas públicas
5.2.3 Convites para as crianças
5.2.4 Convites para os pais participarem da programação de encerramento

6. MATERIAL
6.1 Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
6.2 Prêmios
6.3 Histórias específicas
6.4 Cânticos específicos

7. EQUIPES
7.1 Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
7.2 Seminaristas
7.3 Estudantes
7.4 Senhoras
7.5 Pessoas aposentadas

8. PROGRAMA DIÁRIO
8.1 Entrada das crianças
8.2 Hino Oficial
8.3 Divisa
8.4 Tema
8.5 Leitura da Bíblia (1 ou 2 versículos)
8.6 Oração (Curta e simples)
8.7 Cânticos com gestos (visualizados, novos)
8.8 Período missionário
8.8.1 História Missionária (em capítulos)
8.8.2 Oração por missionários
8.8.3 Oferta missionária
8.8.4 Visão missionária

9. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS (Variando os métodos)
9.1 Explique o versículo
9.2 Aplique-o à vida dos alunos
9.3 Distribua lembretes com versículos escrito

10. DIVISÃO EM CLASSE
10.1 Brincadeiras
10.2 Louvor (corinhos)
10.3 História Bíblica (apelo)
10.4 Trabalho manual
10.5 Lanche na salinha
10.6 Retorno à Igreja

11. ENCERRAMENTO DIÁRIO
11.1 Cânticos
11.2 Tema
11.3 Divisa
11.4 Avisos
11.5 Concurso de presença e visitas
11.6 Hino Oficial
11.7 Saída em fila, por classes

12. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
12.1 Cânticos
12.2 Palavra do Coordenador
12.3 Tema
12.4 Divisa
12.5 Apresentação das diversas classes
12.6 Cânticos
12.7 Entrega dos diplomas
12.8 Entrega dos prêmios
12.9 História bíblica com aplicação

Ficha de Inscrição para Igreja (ANEXO)
Ficha de Inscrição para Criança (ANEXO)

Enfeites Para a Igreja

-Arca
-Animais-Divididos em Mamíferos, Répteis e anfíbios, porque algumas crianças tema idéia de que Deus só fez animais “bonitinhos”
-Arco-íris
-Noé
-Família de Noé
-Nuvens
-Mar

Atividades( ANEXO)

-Colorir
-Colagens diversas em desenho (pode ser algodão, pó de madeira, revista, papel laminado com as cores do arco-íris)
-Grito de Guerra-Decorar Versículos-Quebra-cabeça-Perguntas-Desenhar-Dobradura-Confecção do livro ”A Arca ainda Existe?”.EquipesProfessores/coordenadores responsáveis por turmas, que serão montadas a partir da faixa etária ou da quantidade de criançasAmarrar fita de cetim colorido, com as cores do arco-íris no pulso, de acordo com a cor da equipe.A fita só deve ser tirada no último dia, quando falar sobre o arco-íris. Assuntos Abordados no1º DIA-Nascimento de Noé-Benção dada pelos pais de Noé-Conversa de Deus com Noé2º DIA-Construção da Arca-Zombaria-Rebeldia3º DIA-Entrada de Noé e sua família na Arca-Como e quais animais entraram na arca-Deus fecha a porta da arca por fora4º DIA -Dilúvio-Duração e intensidade (como era difícil a vida dentro da arca)-Pomba/Corvo5º DIA-Terra firme-Arco-íris-Aliança de Deus com Noé-Relacionar arca com o mundo de hoje, mesmo que a arca dentro da arca houvesse dificuldades, era mais seguro estar dentro da arca com Deus do que fora sem Ele.6º DIAENCERRAMENTO com culto a noite na igreja, participação de todos os departamentos e apresentação feita pelas crianças sobre o que aprenderam.a.

QUEM É QUEM NA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

QUEM É QUEM NA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

O Evangelho para crianças

O livro que tem o nome acima apresenta de maneira simples o evangelho de Jesus Cristo para crianças de qualquer idade. O livro consiste em seis capítulos, onde há várias declarações doutrinárias concernentes ao assunto daquele capítulo (que serão apresentadas a seguir), além de outras suplementares, mencionadas abaixo de cada declaração doutrinária, todas acompanhadas de base bíblica.

1) Deus
• Ninguém é tão grande como Deus.
• Deus criou todas as coisas
• Deus controla todas as coisas a cada dia.
• Deus criou cada um de nós.
• Nós pertencemos a Deus.
• Visto que fomos criados por Deus, ele nos manda obedecê-lo.
• Ele nos manda adorá-lo.
• Ele nos manda servi-lo.
• Ele nos manda glorificá-lo.

2) A Bíblia

• A Bíblia é o meio pelo qual Deus fala conosco.
• A Bíblia diz como o homem se rebelou contra Deus e como ele enviou seu Filho para salvar pecadores perdidos.
• A Bíblia é o verdadeiro guia para o céu.
• A Bíblia nos ensina como viver para agradar a Deus.

3) O Pecado

• Pecado é viver para agradar a si mesmo e não a Deus.
• Deus fica irado quando não fazemos tudo o que ele nos manda.
• Todos pecaram e não podem satisfazer as exigências de Deus para entrar no céu.
• Deus é um juiz justo e severo.
• O castigo de Deus para o nosso pecado é a morte e o sofrimento eterno no inferno.
• Somos incapazes de pagar a Deus por nossos pecados.
• A boa notícia é que Deus nos oferece um caminho para sermos salvos.
• Se aceitarmos a sua oferta iremos para o céu um dia.

4) Jesus

• Jesus é o amado Filho de Deus.
• Jesus veio ao mundo para morrer pelos pecadores e salvá-los do inferno.
• Jesus foi homem como nós.
• Embora tenha sido tentado como nós, ele nunca pecou.
• Jesus espontaneamente tomou sobre si o castigo que merecíamos pelos nossos pecados.
• Toda ira e castigo que Deus tinha para os pecados daqueles que crêem foi lançado sobre Jesus.
• Jesus ressuscitou dos mortos.
• Jesus subiu ao céu.
• Jesus voltará em breve.

5) Arrependimento e Fé

• O perdão que Deus nos oferece é recebido por meio de arrependimento e fé.
• Arrependimento significa virar as costas para a nossa vida egoísta e pecaminosa.
• Fé significa crer e descansar somente no Senhor Jesus Cristo.
• Temos de aprender a colocar toda a nossa confiança em Jesus.

6) Considerando o preço

• Antes de seguirmos a Jesus devemos considerar o preço.
• Seremos perseguidos.
• Aqueles que seguirem a Jesus terão uma vida abundante e feliz neste mundo e desfrutarão as indescritíveis maravilhas do céu, na vida futura.

PERGUNTAS SOBRE A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

PERGUNTAS SOBRE A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

1) Como a criança entende o pecado?

Para a criança:
• Primeiro, pecado é tudo que é proibido.
• Depois, ela entende que imoral é todo comportamento que magoa os outros.
• Finalmente, ela entende que pecado é o que ofende a Deus, por causa dos motivos que são errados.(A consciência de escolha desenvolve, quando a criança começa a raciocinar - “por que fiz aquilo?” Ela escolhe o errado conscientemente.)

2) Como saber se a criança já está pronta para entender o plano de salvação?

• Conhecendo e convivendo com a criança! É preciso estar constantemente com a criança, conhecendo seu desenvolvimento e características próprias.

3) Quais são os resultados de uma decisão “forçada”?

• Dúvidas
• Decisões repetidas
• Pensamento de que é convertida quando não é, está apenas convencida.
• Dispensa da atuação do Espírito Santo
• Natimorto (espiritual)

4) Por que as crianças fazem decisões repetidas?

• Desejo de repetir uma experiência agradável.
• Desejo de agradar os outros.
• Foi persuadida ou convencida, mas sem a atuação do Espírito Santo.
• Não entende a permanência da salvação.
• O problema da culpa e pecado.

5) Como ajudar os pais que estão preocupados com a salvação de seus filhos?

• Ofereça literatura adequada
• Esclareça alguns pontos duvidosos:

5.1. Batismo é somente um símbolo, que não salva ninguém.

5.2. Para ser um crente, a criança tem que receber Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Não basta dizer frases como:

Eu amo Jesus.
Quero ser batizado.
Quero tomar a Ceia do Senhor.
Não quero ir para o inferno.
Preciso ser perdoado.
Deus me ama.
Quero ir para o céu.

5.3. A criança pode ter uma vida religiosa e experiências religiosas, antes de ser um cristão verdadeiro, antes de receber a salvação.

5.4. Crianças são capazes de usar uma linguagem religiosa (“evangeliquês”) e fazer muitas perguntas sobre a salvação, sem entender ou ter interesse em ser salvo.

• Oriente para que reconheçam os sinais de que as crianças estão sob convicção:

Fazendo perguntas:

Sou um crente?
Por que as pessoas são batizadas?
Tenho pecados?
Posso dar meu coração a Jesus?
O que acontecerá comigo depois que eu morrer?
Por que Jesus morreu?
O que é pecado? etc.
2. Mudando subitamente seu comportamento.
3. Sentindo muito medo.
4. Demonstrando um interesse intenso pela Bíblia e coisas religiosas.
• Explique o quanto é importante respeitar as capacidades individuais da criança.

DEZ ESTILOS DE SERMÕES PARA EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS

DEZ ESTILOS DE SERMÕES PARA EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Uma vez que alguém já ouviu as palavras de Jesus “Deixai vir a mim os pequeninos” e já viu os rostos das crianças e a resposta da congregação durante uma mensagem para as crianças, o valor da pregação para os pequeninos é óbvio. Ainda assim, a pregação para as crianças é uma matéria negligenciada nos seminários. Sentimos, por instinto, que a arte de falar com as crianças é diferente da pregação para os adultos. Temos razão, mas ficamos perdidos depois desta conclusão. Quero oferecer algumas sugestões práticas.

Todos sabem que as crianças aprendem de maneiras diferentes dos adultos. Um dia no pré-escolar é diferente de um dia na faculdade. Quando falamos com as crianças é necessário usar os tipos de técnicas de ensino que aproveitam seu estilo de aprendizagem. Por exemplo, as crianças têm a tendência de pensar mais concretamente que os adultos, e por isso muitos tentam pregar para elas usando objetos (apesar do fato de que muitas mensagens assim são abstratas demais para as crianças).

Eu creio, infelizmente, que a maior parte das mensagens para as crianças está viciada no uso de lições com objetos. Quando pregamos para adultos, sabemos que há uma variedade de estilos de pregação para adultos: tópicos, exposição, três pontos, doutrinas, histórias, monólogos, etc. Nós variamos e misturamos nossa apresentação para manter o interesse. Este mesmo princípio se aplica aos sermões para as crianças, apenas usando outros métodos de acordo com o estilo de aprendizagem das crianças. Segue uma descrição de dez estilos de sermões para as crianças que podemos usar.

1) Lição com objetos: Não é o único estilo, mas é um estilo. É quando usamos um objeto comum para ensinar um princípio espiritual. Jesus usou este método. Ele falou sobre cobras, flores, passarinhos etc. Relacionado a este método está o uso de uma atividade para ilustrar um ponto (por exemplo, ensinar a confiar em alguém através da atividade de andar de olhos vendados).

2) História da Bíblia: É possível tentar ser tão criativo que esquecemos o fato de que a própria Bíblia tem muitas histórias interessantes sobre a nossa fé, e que as crianças precisam e gostam de ouvir estas histórias. De vez em quando, eu levo várias gravuras e deixo uma criança escolher a história que será contada.
3) Fantoches: Experimente! É fácil usar fantoches caseiros, aproveitando os jovens e/ou adolescentes para ajudar na manipulação deles. Você mesmo pode criar as peças, ou pedir aos jovens para fazerem a peça. Duas pessoas segurando um lençol formam um teatrinho.

4) Flanelógrafo: Pode comprar figuras para flanelógrafo já prontas, ou colar lixa ou feltro ou papel camurça no verso de qualquer figura. Você pode contar uma história, ilustrar uma mensagem, explicar um conceito. Quase qualquer assunto pode ser ensinado com o flanelógrafo.

5) Música: As crianças gostam de cantar, e os adultos gostam de ouvir. Use uma seleção de cânticos ou hinos, para ensinar um conceito ou ilustrar uma idéia.
6) Explicação dos símbolos da igreja: A igreja está cheia de símbolos que as crianças não entendem. Leve as crianças até o batistério e explique como ele é usado. Mostre a mesa para a ceia e dê uma explicação do seu uso. Aproveite os símbolos e objetos que estão no santuário.

7) Drama: As crianças podem participar da mensagem, enquanto você narra. Uma vez contamos a história de Jesus acalmando a tempestade. Escolhi várias crianças para serem os discípulos. Uma outra era Jesus. Enquanto eu descrevi o que estava acontecendo, as crianças dramatizaram as ações. Os resultados são imprevisíveis, mas também inesquecíveis.

8) Atividades/diálogos: Nestas mensagens, as crianças são incentivadas a pensar e a responder. Jesus usou este método. Lembra quando ele contou a história do Bom Samaritano? Depois ele perguntou: “Quem era o próximo?”

9) Trilha sonora: Estas mensagens são divertidas, mas barulhentas. Você conta a história, e as crianças, ou vários grupos, fazem o som apropriado para acompanhar a narração da história.

10) Celebrações especiais: Este tipo envolve as crianças nos dias especiais na vida da igreja. Por exemplo, para o dia de Pentecostes,

PRINCÍPIOS PARA UMA BOA DIDÁTICA NO EVANGELISMO INFANTIL

PRINCÍPIOS PARA UMA BOA DIDÁTICA NO EVANGELISMO INFANTIL

I - METODOLOGIA

Os métodos didáticos são os elementos que o professor utiliza para uma boa aula. Cada professor deve assumir uma forma própria de elaborar suas lições e de dar as suas aulas.
Fatores que levam o professor a desenvolver um bom método didático:

1 - LEVAR EM CONTA A IDADE DA CLASSE.

O professor não pode assumir um método de ensino que esteja fora da faixa etária da sua classe. Cada fase da vida está relacionada a certas características e são a essas características que o professor deve estar atento para poder alcançar o êxito esperado. É preciso saber direcionar as aulas dentro desse propósito, para isso, o professor necessita conhecer as características que permeiam a idade da classe que ensina.

2 - SER UM BOM PESQUISADOR.

É impossível desenvolver uma boa didática se o professor não tem o habito de pesquisar. Não é que a lição não tenha um aparato suficiente para dar uma boa aula, é que ela é muito resumida e requer alguns recursos adicionais.

3 - TER CRÍTICA AUTO-SUGESTIVA.

Reconhecer que precisa melhorar, que precisa mudar alguns detalhes em sua maneira de dar aula, é um dos maiores obstáculos que impede que o professor alcance um método disciplinar avançado. O professor precisa ter a capacidade de saber criticar a si mesmo, de reconhecer que precisa de ajuda. Achar que não precisa pesquisar, que não precisa participar de reuniões, que é só abrir a lição e pronto tudo está feito, é um equivoco crucial para o impedimento do crescimento de qualquer professor. O professor deve, acima de tudo, olhar a cada dia no espelho e perguntar para si mesmo se é o professor que está alcançando os objetivos necessários.


II - LIÇÃO PROGRAMADA

Na hora de aplicar a lição da escola bíblica dominical, geralmente, o professor encontra alguns empecilhos que requerem de si um certo malabarismo. A lição programada, feita em casa, ajuda a eliminar esses empecilhos, isso porque o professor cria um programa com começo, meio e fim. A lição programada é o controle que o professor tem sobre sua lição, a capacidade de assimilar e associar dentro de qualquer tempo. Uma lição programada é feita com:


1 - OBJETIVOS DEFINIDOS.
A falta de objetividade é o momento em que o professor parece não saber o que está fazendo, como se estivesse perdido. O objetivo é quando o professor sai de casa para a classe de aula sabendo exatamente o que vai fazer, e certo dos alvos que vai alcançar.

2 - RASCUNHOS.

Muitas vezes a lição não é dada dentro do tempo previsto porque o professor ensina cada ponto da lição em apreço, independentemente, como se cada um fosse um assunto particular.
Antes da aula é preciso que se tenha uma visão panorâmica de toda a lição, então, se faz um rascunho ou esboço com os pontos que definem categoricamente cada tópico.

III - NOÇÃO

1 - O PROFESSOR PRECISA TER NOÇÃO:

A - Do Tempo

Noção de tempo na hora dar a aula é como um pedestre no momento de atravessar a rua, ele olha para a avenida que vai cruzar e que vê que não muito longe vem se aproximando um carro, ele faz um calculo preciso entre a distância e o tempo, ao fazer essa comparação, ele sabe se atravessa ou não. Assim também deve ser na classe de aula, o professor precisa comparar o tamanho da lição e o tempo e, então, procurar o meio certo para efetivar toda a lição.

B - De funcionamento
Noção de funcionamento é a capacidade que o professor tem de analisar a condição de sua classe, encontrar as deficiências e efetuar a cura.

C - Das prováveis questões que geram discussões.
O professor da EBD não é aquele que domina todas as ciências, mas aquele que está apto a responder pelo menos as questões mais embaraçosas. Tome conhecimento das questões mais grotescas em nosso meio e procure as respostas definitivas.
O professor deve estar apto a responder questões como: Divórcio (O que é, porque não, o que a Bíblia diz, o que os homens dizem), Homossexualismo (Porque não, o que a Bíblia diz, o que os homens dizem, como vencer, como lidar), Drogas, pais e filhos, questões políticas, questões sociais, conflitos emocionais, entre outras coisas. Se o professor procurar estar esclarecido sobre os temas corriqueiros em nosso meio, nenhuma pergunta o surpreenderá.

IV - AFINIDADE LITERÁRIA

O conhecimento do professor se baseia naquilo que ele lê. Esse conhecimento pode ser limitado, ou pode atingir proporções inesperadas se o professor ousar adquirir as mais variadas informações das melhores fontes possíveis.

A - Literatura:

- Brasileira (Ajuda a desenvolver a interpretação de texto, leitura e escrita).
- Romance policial (Ajuda a desenvolver o argumento e o raciocínio)
- Clássica (Ajuda a conhecer as épocas, entender os pensamentos religiosos e culturais).

B - Filosofia:
- Clássica (Ajuda a compreender as questões da humanidade e as respostas fornecidas pelos filósofos gregos e de épocas).
- Atual (Ajuda o professor a descobrir qual o pensamento moderno e suas soluções mais atuais para os problemas humanos).

C - Periódicos:
- Revistas de informações gerais (Trazem os acontecimentos e fatos que o professor precisa conhecer. Revistas de informações específicas: Ciência, religião, curiosidades (Ajudam o professor a conhecer questões interessantes que podem ajudar em suas lições).
- Jornais (Ajuda o professor a estar por dentro da situação política, econômica e social da sociedade).

D - Teologia:
- Livros de teologia clássica (Martinho Lutero, Calvino, Santo Agostinho, entres outros)
- Teologias sistemáticas (É importante que o professor tenha em casa livros de teologia sistemática de escritores diferentes)
- Livros devocionais (Ajudam no desenvolvimento da oração, devoção e louvor).

E - Material de pesquisa: - Enciclopédias (Teologia, cultural e informações gerais) - Dicionários (Evangélico, católico, latim, grego, hebraico e secular) - Internet e suas múltiplas opções de aprendizado. Acesse principalmente - F - Bíblias: De estudos diversas (Auxiliam o professor com suas notas e estudos). ( Bíblia de Estudos Pentecostal mais completa )

V - ARGUMENTAÇÃO Argumentar é saber colocar as idéias a respeito de um determinado assunto, de maneira que se obtenha êxito naquilo que se está enfatizando. Mas para o professor ter sucesso em seus argumentos, precisa de total conhecimento sobre o assunto que vai defender. O âmago da argumentação é a pergunta e a resposta, por isso, para desenvolver a argumentação nada melhor do que perguntar e em seguida responder ao tema da lição.

VI - PSICOLOGIA DIDÁTICA

1 - PSICOLOGIA APLICADA A SI MESMO - O TEMPERAMENTO DO PROFESSOR.

A - Manter o equilíbrio quando a opinião de alguém discorda do que está sendo ensinado. B - Estar apto a responder a qualquer questão e não criar subterfúgios, não dar qualquer resposta por pura pressão. C - Ser sincero com os seus alunos, se não consegue responder a alguma pergunta, tente pelo menos reconhecer isso e procure melhorar sua condição de professor pedindo para numa próxima oportunidade dar sua resposta, a fim de evitar eventuais situações desconcertantes.

2 - PSICOLOGIA APLICADA À CLASSE DA EBD.

A - Saber passar lições de vida em cada lição. O professor precisa orientar bem os seus alunos a esse respeito. Na classe dos adolescentes, eles precisam extrair lições de vida, descobrir do professor orientações que os ajude a vencer certas perturbações. Dessa forma, o professor da classe dos casais precisa saber empregar lições de vida para os seus alunos: o valor da família, moralidade, e assim por diante. O professor de cada tipo de classe na escola precisa saber direcionar sua lição para aplicações de vida pessoal de cada um.

B - Saber passar lições espirituais. É necessário que o aluno não só conheça as histórias bíblicas na aula, mas que o aproveitamento seja realmente prático. O objetivo da escola bíblica dominical é exatamente este: crescimento espiritual. Um aluno nunca pode voltar para casa insatisfeito com as respostas dadas pelo professor, pelo contrário, em cada aula, o aluno deve se sentir satisfeito por confiar na palavra do professor, pois está certo de que ele tem noção do que está falando.

VII - CRIATIVIDADE

Ser criativo significa ter idéias e projetos audaciosos. Se o professor não é tão criativo ele pode recorrer a outros professores e compartilhar de suas idéias. Ser criativa envolve:

1 - ATUALIZAR A CLASSE COM INFORMAÇÕES DO MEIO EVANGÉLICO E SECULAR.

Para que isso aconteça, o professor deve estar a par dos acontecimentos nacionais e internacionais. É importante que a lição não se detenha apenas ao seu conteúdo, mas atinja, através do professor uma dimensão bem pessoal da vida do aluno. (Jornal de TV é um resumo bem interessante de notícias atuais)

2 - LEVAR O ALUNO A PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS AULAS.

O grande problema de certos professores é que somente ele se acha responsável pela aula, mas se mudar de idéia e começar a perceber que deve interagir com o aluno nas aulas, aí o resultado será óbvio, o sucesso! A maneira de se eliminar conversas paralelas e dúvidas na classe é ganhar a confiança do aluno, ele precisa respeitar o professor, mas, também precisa ter liberdade para participar.

3 - CRIAR DINÂMICAS.

Hoje em dia está muito fácil de se criar dinâmicas na classe de aula, o professor só precisa ter humildade para buscar recursos externos como, navegar na internet, pedir idéias a outras pessoas, ou conversar com os alunos. O certo é que dinâmicas tornam as aulas mais envolventes e além de garantirem a participação do aluno, sempre o mantém satisfeito com a EBD, pois o ensino lhe é fixado na memória.

ÉTICA DISCIPLINAR

AOS PROFESSORES E DIRETORES.

I - DISCIPLINA

1 - DISCIPLINA QUANTO ÀS REUNIÕES GERAIS.

Quem trabalha em qualquer área da EBD precisa compreender que sua participação nas reuniões gerais é de suma importância, uma vez que são nestas reuniões que são discutidas as questões relacionadas ao seu departamento.

2 - DISCIPLINA QUANTO À ORGANIZAÇÃO DOS SEUS RELATÓRIOS.

São os relatórios que demonstram como está andando a EBD em cada congregação. O responsável geral, por meio dos relatórios, pode ajudar ao diretor e ao coordenador a administrarem suas respectivas áreas. Um professor que não consegue organizar e entregar seus relatórios demonstra uma deficiência em sua administração, visto que essa parte é a mais simples na função que desenvolve.

3 - DISCIPLINA QUANTO A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL A -

Aos diretores.

O diretor da EBD não pode ficar levando o departamento de qualquer maneira. Tem muitas congregações onde a escola bíblica é totalmente desorganizada, com freqüência baixa dos alunos, classes amontoadas, horários irregulares, professores despreparados, entre tantos outros problemas. O diretor deve reconhecer quando o departamento que dirige estiver deficiente, porque só quando ele reconhece que tem deficiência é que ele poderá ir a busca da cura, ou solução.

B - Aos professores.

A classe da escola bíblica é o lugar de trabalho do professor, é o seu ambiente de relacionamento com os seus alunos, se alguma coisa de errado estiver ocorrendo, é aqui onde mora o problema: na organização. Se os alunos não estão freqüentando as aulas como deviam, ou o professor já ouve murmúrios de que as suas aulas não estão alcançando o esperado, então, é melhor se localizar e recorrer aos meios de sanar possíveis impedimentos em sua didática, ou forma de ensinar.

4 - OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O PROFESSOR DE SER DISCIPLINADO.

• Preguiça (de ler, de ir às reuniões, de participar efetivamente nas programações do departamento).
• Falta de senso de responsabilidade. Isso acontece quando o diretor ou o professor não consegue perceber a importância de sua função.
• Ignorância (ou seria ingnorância? - Não aceita correção, não precisa de seminários e nem de reuniões, não muda seus princípios).
• Falta de tempo. Muita gente realmente não tem muito tempo, muita gente, no entanto, usa isso como desculpa para justificar sua omissão, pois o tempo somos nós mesmos que programamos.

II - RELACIONAMENTO

1 - AOS PROFESSORES.

A - Relacionamento do professor com o seu diretor. Se o relacionamento do professor de uma classe dominical com o seu diretor está, de certa forma, afetado por alguma coisa, seja indiferença, desacordo ou falta de diálogo; conseqüentemente, todo o departamento sofre com isso. É por meio do bom relacionamento com seu diretor que o professor poderá discutir sobre a falta de material em sua classe, os problemas de má localização de sua classe, limitação didática e outras coisas mais.

B - Relacionamento do professor com o aluno. A classe de aula da EBD é formada por pessoas de vários comportamentos, como aqueles alunos com dificuldade de assimilação, ou aqueles que se acham extremamente inteligentes, ou ainda, aqueles que vão as aulas para encontrar os amigos, outros que sempre discordam de tudo, entre tantos outros comportamentos. Tudo isso mostra a responsabilidade que o professor da EBD tem e o quanto é importante que esse professor conheça a sua classe, para saber como lidar com seus alunos. Muitos professores não se importam com isso, o que realmente importa é apenas cumprir o programa. O professor que tem um bom relacionamento com a classe de aula é aquele que consegue perceber o grau de aproveitamento de suas aulas. O grande problema com alguns professores é que eles não conseguem interpretar o meio em que trabalham, em outras palavras, não sabem se a classe está satisfeita ou insatisfeita com as suas aulas, se está participando do desenvolvimento dos seus alunos ou não. O bom relacionamento de um professor com sua classe é definido quando se pode constatar que os alunos desta classe estão crescendo espiritual, moral e socialmente.

C - Relacionamento do professor com o seu pastor. O bom relacionamento do professor com seu pastor não pode ser construído sob o medo da comunicação entre ambos. O que o professor deve fazer é respeitar o seu pastor. O professor deve ser sempre sincero ao informar seu pastor sobre as ocorrências ao exercer sua função.

2 - AOS DIRETORES.

A - O Relacionamento do diretor com o seu pastor. Em muitas igrejas é comum o pastor não concordar com os métodos de trabalho do diretor e o diretor não gostar da maneira como o pastor o critica ou deixa de ajudá-lo. Esses pequenos empecilhos entre o diretor e o pastor comprometem muito o departamento, uma vez que o desacordo se reflete nas programações estabelecidas pelo diretor.

B - Relacionamento do diretor com o responsável geral. O diretor só poderá executar com êxito a sua função se o seu relacionamento com o responsável geral estiver bem. O diretor não pode deixar de participar das reuniões e nem deixar de prestar relatórios da Escola Bíblica Dominical de sua congregação. Infelizmente, muitos diretores não têm um relacionamento estreito com o responsável geral, alguns, chegam até a agir com total indiferença, como se não levassem a sério o departamento e sua estrutura funcional. A solução para isto é participação em reuniões gerais ou setoriais.

III - PREPARACÃO O que leva professores despreparados a estarem atuando nas classes de escolas bíblicas dominicais? - Será a displicência dos próprios professores, que quando assumiram a classe demonstravam capacidade e depois relaxaram não agindo mais com responsabilidade? - Será que certos diretores não conseguem distinguir entre um professor capacitado e outro indisciplinado? De qualquer forma, o que interessa saber é que um professor precisa de preparação para pode atuar na EBD. O objetivo do ensino é formar caráter, influenciar, dar instrução e se o professor não está à altura de atingir esses objetivos o resultado não é outro, senão, a insatisfação da classe e a falta de crescimento teológico e espiritual. O professor deve ter preparação:

1 - PSICOLÓGICA.

A preparação psicológica é necessária à vida do professor, porque diante das mais ousadas perguntas ou colocações ele deve manter o caráter de alguém que está apto a responder, ou pelo menos saber lidar com qualquer situação. Um professor não pode ser destemperado, e nem deixar que suas emoções extrapolem suas ações. O professor preparado psicologicamente age com moderação e segurança.

2 - ESPIRITUAL.

As aulas de um professor da EBD não podem se deter apenas a questões racionais. O professor está diante de uma classe para dar crescimento espiritual aos alunos, se ele não tem essa espiritualidade como poderá repassá-la? Como poderá falar de uma coisa que não vive?

3 - PEDAGÓGICA

O professor além de sua espiritualidade e equilíbrio psicológico, necessita de preparo pedagógico. O método, o objetivo, a forma como passa a lição, tudo isso tem relevância quando levamos em conta a responsabilidade que este professor está subordinado: O ensino!

IV - A SECRETÁRIA (O) DA EBD

A secretária (o) da EBD é a pessoa com quem o diretor pode contar, é quem organiza e dá saídas para o diretor no que tange ao andamento do departamento. A falta de comunicação entre o diretor e a secretária(o) gera problemas como a não entrega dos relatórios mensais e a falta de organização do departamento. A função de secretária parece simples, mas quando estamos falando em EBD, não há nada de insignificante nesta tarefa, pelo contrário, tudo é de grande responsabilidade. A secretária deve ser exclusiva da EBD, se possível, nunca sendo responsável pelas compras da EBD, pois está em contato direto com os professores e não poderia gerir bem esta situação (Compras devem ser direcionadas ao diretor para pesquisa de preços e prazos).

Fonte:IGREJA EVANGÉLICA BETEL

TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL

TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL

Provérbios 22: 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Objetivos da EBD Infantil:

A EBD infantil existe para ENSINAR a criança no caminho em que deve andar, ou seja, na presença de Deus. É o momento onde se aprende a orar, a cantar, a conviver em grupo com outras crianças, e também é o momento onde APRENDEM a Palavra de Deus, numa linguagem simples, porém com sabedoria.

O preparo dos professores:

Assim como em qualquer escola secular, os professores devem sempre estar muito bem preparados para o ensino bíblico. Geralmente a criança é muito curiosa, e por certo, lhe fará perguntas que pode levar o professor despreparado a um sentimento de “vergonha”, causando assim uma impressão ruim para a classe. Porém, o professor não tem a obrigação de saber tudo. No entanto, deve usar de sabedoria para esta ocasião, dizendo que vai pesquisar e no próximo encontro lhe dará a resposta.
O professor deve buscar ter bastante conhecimento da lição que será ensinada. Se possível não fique apenas na leitura do material utilizado, busque outras traduções bíblicas, outras referências, que lhe ajudarão muito no desenrolar da história. Ter uma Bíblia na Linguagem de Hoje, seria muito sábio da parte dos professores, pois a leitura nunca deve ser feita de maneira complicada e sim com palavras conhecidas destes pequeninos.

O professor deve ser preparado não apenas no conhecimento bíblico, mas em primeiro lugar deve ter sua vida no altar de Deus. Precisa manter um bom testemunho dentro e fora de casa. Precisa manter uma vida de oração, consagração e separação do pecado. O preparo na vida no professor começa de dentro para a fora!

Preparando a lição:

Conhecendo bem a história bíblica, o professor não terá a necessidade de estar lendo no livro ou na Bíblia, e sim, apenas mostrando a figura da história, e fazendo gestos, “caras e bocas”, trará a atenção das crianças para si, e elas absorverão maiores detalhes.
Conhecendo bem a história bíblica, o professor terá a liberdade de olhar diretamente nos olhos das crianças, e fazer com que elas participem da história, isso ajudará a memorizar a Palavra de Deus.

O conhecimento da história bíblica, não virá de uma leitura simples apenas. O professor deve dedicar tempo lendo uma e outra vez, orando para que o Espírito Santo lhe revele algo novo e edificante para as crianças através da história. Leia a história bíblica todos os dias até o dia em que for ensiná-la. Isso fará com que o professor memorize bem o texto, sem medo de errar.

Um professor bem preparado se nota de longe. Sua bíblia é anotada. Possui apontamentos em seu caderno. Preocupa-se com tudo o que vai acontecer durante a história: Movimentos, palavras, olhares, expressão, etc.

Cabe ao professor, preparar os desenhos para pintura, recortes ou colagens, tudo feito antecipadamente e com capricho. Nada de deixar para última hora e fazer de maneira relaxada. Todo desenho deve ser sem muitos detalhes (dependendo da idade). As crianças merecem um cuidado todo especial e portanto, cada detalhe valerá por estes pequeninos. (Quando notar que o material está terminando, avise o líder, não deixe em cima da hora)

O professor bem preparado, aprende músicas sobre as histórias bíblicas. Ele não espera que outros o façam, ele mesmo se encarrega de conhecer e aprender “musiquinhas” de criança para ensinar juntamente com a lição. (musica infantil deve ser curta e com palavras fáceis de pronunciar)

Cabe ao professor, facilitar a memorização do versículo bíblico chave da lição. Isso deve ser feito na linguagem simples para que todos possam memorizar na mente e no coração.

Chegou a hora de Ensinar:

Este é o momento mais esperado pelas crianças. O momento do Culto Infantil.

Tudo já deve estar preparado: classe arrumada, limpa, objetos no lugar, versículo de memorização em letras grandes e lugar visível. Material para atividade após a história bíblica já deve estar em seu devido lugar. Se for utilizar CD para musica, já deixe preparado de antemão.

Com um sorriso nos lábios, e um abraço amigo, cumprimente cada criança ao entrar na sala.
Chame-as pelo nome, se não conhece o nome delas utilize um crachá bem criativo para todas as crianças. Não as chame por apelido, e sim pelo nome.
Coloque cada criança em seu devido lugar, separando as que gostam de conversar.
Com um: “Boa Noite, a paz do Senhor”, faça uma oração com palavras simples, voz audível, e não muito longa para iniciar o Culto Infantil.
Faça a chamada, colocando os nomes das crianças no quadro de freqüência. Não esqueça os visitantes. Elogie aquele que trouxe o visitante e incentive os demais a fazerem o mesmo no próximo Culto.
Pergunte como foi a semana de cada um. Pergunte se alguém recebeu uma benção de Deus especial e deixa-a contar. Cuidado para não tomar muito tempo.

Comece anunciando o tema da história de hoje:
Por exemplo: Hoje vamos aprender sobre uma grande pescaria!
- Alguém já pescou alguma vez? Peixe grande ou pequeno? Foi fácil pescar? (perguntas simples para que eles comecem a participar)
Segure a figura da história o tempo todo diante dos olhos das crianças. Não esconda seu rosto. Você deve estar sempre olhando nos olhos de cada um. Conte a história com bastante entusiasmo. Mude a voz se for preciso (caso tenha um diálogo por exemplo). Mantenha a altura da sua voz.
No desenrolar da história, faça perguntas do tipo:
- Quem eram mesmo que estava no barco? (Pedro e Tiago)
- O que aconteceu quando Jesus pediu para jogar a rede novamente? (obedeceram)
Faça as perguntas fazendo “caras e bocas”, incentivando-as a responder. Caso responda errado, vc deve ensiná-las com amor.
A moral desta história pode ser que: somos pescadores de almas, e portanto, devo convidar meus amigos para virem à igreja comigo! (Vc poderá fazer um peixinho-convite, e cada criança levará para convidar outra criança para o próximo culto).
Geralmente histórias longas farão com que as crianças desviam a atenção. Portanto, procure preparar bem a lição, para no desenrolar da história frisar apenas os aspectos de maior importância para o momento.

Peça que as crianças tragam uma bíblia, mesmo que elas não saibam ler. Assim elas se acostumarão a trazer a Bíblia na Casa de Deus. Use de estratégia: Quem trouxer a Bíblia no próximo culto, ganhará uma surpresa (que pode ser um pacotinho de pipoca). Para crianças que estão em dois ou três irmãos, vale uma Bíblia apenas.Para memorizar o versículo bíblico, leve-os a repetir por pelo menos 3 vezes em voz alta.Cantando:Toda música para crianças deve ser de linguagem fácil e curta. Musicas longas tendem a ser enjoativas, e geralmente eles não assimilam palavras inteiras.Cabe ao professor, conhecer bem a musica a ser ensinada. Ensaie em casa. Aprenda a letra. Invente gestos. Faça caras e bocas se for preciso, isso ajudará a que todos deixem de ser tímidos e louvem ao Senhor.Cabe ao professor, preparar de antemão um aparelho de som, ou rádio-gravador, caso seja utilizado um CD. Vergonha e timidez na frente das crianças não funcionará. Portanto, se vc é tímido (a) ore ao Senhor para que faça de vc uma pessoa livre para ensinar com excelência. As crianças notam com facilidade quando vc está inseguro (a) ou tímido (a). Isso é prejudicial ao ensino.Atividades:Cabe ao professor preparar a folha de atividades para cada história a ser aprendida.O desenho deve sempre estar relacionado com a história.O desenho deve ser grande e sem muitos detalhes.Tenha sempre folhas o suficiente para todas as crianças.Coloque sempre o nome da criança, e a data. (Estas folhas, irão para a pasta individual de cada criança para as reuniões com os pais).Distribua as folhas, o lápis de cor, (ou giz de cera, etc.).Ao som da musica aprendida nesta noite, eles estarão pintando o desenho.Recolha as folhas para guardá-las em suas devidas pastas.IMPORTANTE:Cada professor é responsável pelo material utilizado com as crianças. Cada professor deve ter o seu e deve ser suficiente. (Lápis de cor, giz de cera, massinha, sulfite, lápis preto, apontador, etc.). Todo material deve estar devidamente guardado em caixas decoradas. Não se esqueça: vc está trabalhando com crianças.Terminando:Ao encerrar o Culto Infantil, peça que o “Ajudante do Dia”, recolha as folhas e o material utilizado (Lápis de cor, por exemplo). Agradeça a criança!Caso vc tenha entregado o crachá, também devem ser recolhidos.Coloque todos de pé, de mãos dadas, e pergunte se alguém tem algum pedido especial para apresentar ao Senhor. Com palavras simples faça a oração. Agradeça a presença de todos. Faça uma fila para levá-los de volta a igreja. Oriente-os a que não entrem correndo e sim em ordem.Retire os nomes do “Quadro de Presença”, guarde-os. Deixe a classe arrumada. Não se esqueça de fechar a porta.

DICAS PARA UM CONGRESSO INFANTIL - COMO FAZER ?

DICAS PARA UM CONGRESSO INFANTIL - COMO FAZER ?

Existem muitos itens que considero importante na preparação de um congresso infantil, e antes de qualquer dica é necessário à cooperação entre a liderança do grupo e principalmente o apoio e ajuda da igreja e do PASTOR local.

Permita-me explanar alguns Itens importantes baseados em minha experiência com este ministério:

1. Objetivos do Congresso

Mais que importante é primordial levantar a questão para nós. QUAL O MOTIVO DESTE CONGRESSO ? Deve-se levantar uma CAMPANHA de oração e intercessão entre a DIRETORIA, pode ser de 15 minutos por dia (ou como queiram que seja) Para que não seja apenas uma "festa". Terá salvação de almas como prioridades (conversão de crianças) dizem de crianças da igreja e até de fora, pois eu aceitei JESUS com 10 anos e eu era filha de PASTOR , mas tive de aceitá-lo. Isto mudou a minha vida. Na verdade estes OBJETIVOS devem ser avaliados por cada integrante da DIRETORIA DO GRUPO e repassado para as crianças para reflexão. como por exemplo: Deus quer operar em nosso congresso, mas não só neste, nos cultos, nas nossas vidas diárias e etc...

2. Recursos para a realização do congresso

Para qualquer realização teremos de contar com recursos financeiros, e para tal é importante que o GRUPO tenha um TESOUREIRO (A) e este controle um "CAIXA" com registro e controle de gastos e receitas, e antecipe os recursos, e solicite junto ao PASTOR da igreja ofertas voluntárias de irmãos, já que o GRUPO INFANTIL não dispõe de membros que trabalham como mocidade e outros. Então é importante levantar o máximo de recursos possíveis para investir no evento.

3.Equipe organizadora

O Grupo Infantil deve pensar em CONGRESSO e deve ser uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" , a equipe deve ainda ser motivada pelo seu PASTOR LOCAL e pela IGREJA, deve correr atrás das coisas e buscar ajuda em vários recursos. Deve ser espiritual e ter visão de águia. Ver lá na frente os resultados e estar envolvida.

4.Data do evento

Uma data adequada para a realização do evento, que facilite aos membros e as crianças para a sua participação, dê preferência às datas futuras, para a devida preparação dos demais itens.


5. Tema

O tema deve ser algo relacionado à vida aplicada das crianças e depois da igreja, são vários os congressos em que prego que o tema é um pouco distante da realidade de vida das crianças, que um EXEMPLO de como interagir com isso? TEMA: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. É um tema? Sim, claro que é, mas qual é a aplicação para as crianças ? É fáceis nós adultos entendermos isso, porém deve-se achar um tema sugestivo. Agora um outro exemplo: MATEUS 24-42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Agora sim, é um tema sugestivo. Com outros grupos na igreja é possível à sugestão dos membros, já das crianças é um pouco complicado, pois muitos ainda não são alfabetizados. Então a DIRETORIA deve orar a DEUS e trocar idéias entre si de temas sugestivos.


6. Pregador (es)

Outro fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um pregador ser convidado para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos? Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes.

7. Cantor (es)

Cantor é outro item importante, devem-se perceber os "talentos da casa" pois bem ao nosso derredor eles estão presentes. Dê preferência para cantores infantis ou pré-adolescentes, pois já que a festa é da criançada mesmo.

8. Uniformes

Este é o que mais me arrepia, (rsrsr) na verdade deve-se começar a programação com muita antecedência, eu aconselho programar de no mínimo de 03 a 06 meses, pois assim você pode ir programando o PARCELAMENTO do valor com os pais, cobrar a vista pode trazer transtornos para eles, então facilite. Lembrando que com 03 meses de antecedência você pode programar por exemplo: 01 mês para reuniões com os pais, e acordo de preços, cor, tipos e tamanhos e para tirar as medidas e os outros dois meses para a confecção do uniforme e recebimento das duas parcelas.

9. Decoração da igreja

A decoração dependendo da igreja, pode ser feita pelas "TIAS" e os jovens. Com recursos, na compra de BALOES, confecção de materiais de E.V.A. e etc. É muito sugestivo entre as TIAS , pois criatividade é o que não vai faltar. Uns detalhes importantes, cuidados com os balões na igreja, para que se o palestrante for usar algum recurso visual (Retro e cartazes) que não atrapalhem as crianças de vê-los, pois às vezes são colocados no meio da igreja e no fim pode atrapalhar, use as laterais, a entrada e etc...

10Organização da programação em geral.

Enfim, para se ter um bom CONGRESSO deve ser ter uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" por isso se você tem interesse em fazer um congresso, repense nos OBJETIVOS acima citados, e OREM A DEUS e busquem objetivos espirituais como, salvação, mover de DEUS, e principalmente, louvor e gratidão a DEUS.

Estas palavras não foram copiadas de "livros ou edições especializadas" são todas de autoria da Tia Priscila.

EQUIPE TIAPRI.COM

CRIANÇAS ALVO DIRETO DE SATANÁS

CRIANÇAS ALVO DIRETO DE SATANÁS

A TV exerce forte influência no comportamento das crianças e dos adolescentes [...]. Os meninos com idade entre 8 e 9 anos não têm maturidade nem estrutura psicológica e biológica suficiente para ver e curtir como o adulto as cenas de um casal se beijando ou as
insinuações de relações sexuais exibidas em uma telenovela. Essas cenas causam-lhes frustração e podem futuramente deixar seqüelas em sua personalidade. Os pais jamais devem permitir que seus filhos de até seis anos vejam TV, pois até essa faixa etária a criança não sabe distinguir a fantasia da realidade. [...] Quanto mais jovem for a
criança, mas fortes serão os efeitos negativos causados pela dificuldade de distinguir a realidade da ficção.

Consideremos dois fatores básicos no aprendizado da criança: a identificação e a imitação. Durante a idade de 3 e 12 anos, a criança costuma imitar tudo quanto vê. Se ela assiste um programa pernicioso, imitará as mesmas cenas do programa. Isto acontece porque há uma
região do cérebro extremamente sensível, responsável pelo aprendizado, que reflete todo o processo de transformação na criança nessa faixa etária. Esse período é chamado pelos médicos delaterização.

A neurologia demonstrou através de diversas pesquisas que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções. O lado esquerdo é o lado lógico e analítico; enquanto o direito é o lado criativo, artístico, sensível à música, responsável pelas emoções, percepção e conhecimento.

O hemisfério direito seria, assim por dizer, a porta de entrada das experiências. A laterização do cérebro ocorre a partir da puberdade, quando os dois hemisférios estão mais interligados. A laterização da linguagem, por exemplo, ocorre via hemisfério direito e é processada no hemisfério esquerdo. Portanto, o rápido desenvolvimento da criança estaria relacionado à maior interação entre esses dois hemisférios cerebrais. Tudo quanto a criança aprende na idade entre 3 e 12 anos, guardará por toda a sua vida. [...] Nessa ocasião, a criança tem muita sensibilidade, e desenvolve as suas faculdades mentais com mais rapidez e capacidade. Imagine então se durante essa faixa etária a criança for sempre colocada diante de uma "babá eletrônica"! Não resta a menor dúvida de que ela será induzida a imitar tudo quanto é exibido na tela da TV. Se a televisão tem poder de influenciar o adulto, que já desenvolveu grande parte de seu processo cognitivo, certamente exercerá um poder de influência maior na criança, cuja capacidade de conhecimento e percepção está ainda em fase de formação. [...]
Na criança, a força de influência da TV é maior do que em um adulto.


(Artigo extraído do livro Você e Sua Família Estão em Perigo. Saiba Porque.")
Pastor Silas Malafaia

CRIANDO O DEPARTAMENTO INFANTIL

CRIANDO O DEPARTAMENTO INFANTIL

Vamos começar!

•1ª DICA - Cuido de um grupo de crianças a quatro anos (sou líder, regente e dou escola dominical também).
Você é uma pessoa jovem e certamente precisa de uma EQUIPE, sabe as vezes não conseguimos a ajuda de outros para nos ajudar, mas é importante que você divida a carga. Por exemplo, digamos que você é líder e regente e ainda dá escola dominical? Eu pergunto, você não tem uma equipe de trabalho ? É muito importante que defina uma equipe de trabalho. Vai ser bom para você e para o grupo enfim, pois aliviará suas tensões, bom para seus alunos, gente nova gera curiosidade e eles marcarão presença. Se precisar temos várias apostilas para incentivos de uma equipe ao ministério e você as pode encontrá-las em nosso site em ARQUIVOS GRÁTIS.

•2ª DICA Agora, preciso separar as idades, pois algumas crescerão, e tenho que montar um grupo de adolescentes para louvor.
Olha, uma de minha aptidões é a sinceridade, mas estou apenas sendo sincera e objetiva e a ponto de te ajudar. Vejo aqui que você mais uma vez esta se "sobrecarregando" ou seja, por que VOCÊ tem que montar um grupo de adolescentes? Não há uma equipe de trabalho em sua Igreja? Será necessário analisar esta questão, pois é muito lógico que se você se sobrecarregar em demasia, você não vai atingir seus objetivos, pois esta por demais ocupada com vários grupos, lembra de Moises? Ele estava sobrecarregado e seu sogro lhe orientou, divida as tarefas.

•3ª DICA Enfim, estou super aflita(o), não tenho tanta habilidade assim.
Habilidade todos temos, o que pode estar faltando é uma equipe de trabalho para você dividir as tarefas. Sendo assim, penso que ás vezes queremos ganhar o mundo e perdemos a nossa casa, por que de repente um acúmulo de "cargos" nem sempre é bom, pois são responsabilidades, não estou dizendo que DEVE DEIXAR AS CRIANÇAS, não. Estou afirmando que você deve formar ou pedir a direção de sua igreja uma equipe, e depois deve motivar esta equipe.

•4ª DICA Tenho dificuldade até hoje em explicar as lições, alguns não entende nada. Faço pergunta e dou brindes caros, tipo "compro" eles, e Deus sabe, que não é minha intenção. Parei de fazer isso...Mas, não consigo chamar a atenção deles, para que retornem na próxima semana e estejam animados ou ansiosos para começar a aula, principalmente os juniores que insistem em serem "jovenzinhas".
É certo que dificuldades sempre estão presentes em nosso ministério, mas vou dar uma dica que poderá e sei que vai lhe ajudar. Sabe, nossas crianças são muito motivadas pela curiosidade, então primeiro a fazer é ORAR e pedir AJUDA do Espírito Santo, pois ELE lhe ajudará sempre, pois a Obra que estamos fazendo é dELE. Depois é bom investir em "novidade" seja em sala de aula, nos métodos didáticos, em brincadeiras. Temos de diversificar a aula, ou seja, não fazer dela apenas leitura, mas leitura com dramatização. Sabe o que eu faço?

Nos domingos na Escola Dominical, meu esposo se veste a "caráter" de algum personagem da HISTORIA DA LIÇÃO (exemplo Davi, o pastor de ovelhas) daí ele entra com aquela roupa engraçada, (com lençol você faz a roupa e com a fronha de travesseiro faz a toca) com um cajado na mão (cabo de vassoura) ele entra e contracena comigo a História. Sabe improvisar diferenças em sala de aula.

Diversificar é sentar um dia todos no chão e fazer aulas diferentes, peça para que cada um traga uma almofada e ou travesseiro, daí sentam no chão e você dá uma aula diferenciada. BRINDES são importantes, mas você não precisa gastar de seu bolso, ás vezes temos de fazer isso sim, mas existem N maneiras de você os presentear, faça brindes por presença por exemplo, faça gincanas com eles. Então eles vão se acomodar e ter uma aula tranquila, sem se preocupar em ir já para os adolescentes, terá aqueles que nem terão interesse em sair da classe


No mais fique tranqüila (o) e peça a direção de Deus, e não esqueeça que SOZINHA (O) não dá, organize uma equipe de trabalho. Temos várias apostilas para equipes de ministérios, temos ainda muitas apostilas para o seu crescimento.

Você poderá ter acesso completo a todo o conteúdo do portal, receber dicas, enviar arquivos, aproveitar todas as orientações didáticas postadas no site, utilizar materiais, baixar apostilas, brincar com seus alunos através dos nossos jogos pedagógicos e muito mais.

Atenciosamente,

Tia Natanael e Tia Priscila

O CULTO INFANTIL

O CULTO INFANTIL

Amados irmãos envolvidos neste ministério abençoado. Acabamos de criar mais esta APOSTILA para nossa edificação, por isso fique a vontade para distribuí-la á seus amigos e irmãos. O Culto mensal para as crianças é de suma importância, uma vez que elas esperam sempre algo de novidade, e em cada culto temos muitas bênçãos para nossas crianças, por isso aproveite bem esta apostila, e que ela sirva para sua edificação, em seu ministério.

Pontos importantes do Culto infantil das nossas crianças.

1.Oração
2.Louvores
3.História (palavra)
Recursos usados para a pré e pós-ministração da história (data-show, retro, cartazes, painéis, fantoche, dramatização com estilo época e etc..)
4.Participação das crianças no culto, num todo, seja nos louvores, palavra, e outras atividades.
5.Encerramento com brindes (não é interessante como essas crianças esperam sempre algo? Seja balão, balas, doces, ou lanches)

1.ORAÇÃO

É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam na Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá.

Tenho por certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã.

2.LOUVORES

Eles adoram cantar, e se não ganharem oportunidade, “ficam bravos ou tristes”. Por isso é importante fazer uma “escala do culto em si, quem vai ler a palavra, quem vai orar, e quem deseja louvar”. Mas sempre há muitas crianças para louvar, então faça o seguinte, converse com eles e diga que “se não der para louvar neste culto, terão oportunidade no próximo” mas não esqueça de deixar anotado os nomes, por que se esquecer eles certamente não esquecerão. Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção pois podem estar “gerando” um talento, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar DEUS, o que é mais importante.

3.HISTÓRIA BÍBLICA [PALAVRA]

Uma das partes mais importantes do Culto, certamente sua equipe de (tios e/ou tias) convidaram alguém para trazer a mensagem, e um fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um (a) pregador (a) ser convidado (a) para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos ?
É certo que pode haver direção para adultos , existem exceções, no entanto se é culto infantil, pregue para as crianças. Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes.

4.RECURSOS VISUAIS PRÉ E PÓS-MENSAGEM

Este tema está ligado á ministração da história, uma vez que varia de acordo com cada convidado para ministrar. Podemos abusar tranqüilamente no uso de recursos para a ministração, claro que desde que os mesmos estiverem disponíveis, entre tais temos:
•Cartazes, veja meus cartazes
•flanelógrafos,
•data-schow,
•retro-projetor (slides)
•fantoches (em algumas igrejas não é permitido – sempre que viajo pergunto antes se posso levar, é bom respeitar os costumes locais) veja nosso fantoche.
•Recursos visuais para auxilio na fixação dos versículos, veja o modelo.
•Recursos visuais para o pós-mensagens, para testar a fixação da mensagem pelas crianças (Perguntas) no meu caso eu uso a minha ovelhinha MÉÉ

5.PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS

Elas são “donas do culto” logo tem muito que participar, desde o começo, eis algumas participações delas no culto:
•Cantar hinos da harpa
•Leitura da bíblia
•Louvores
•Dramatizações (se tiver)
•Fantoches (se tiver)
•Coreografias (se tiver)
•Auxílio para segurar visuais de versículos de pré-mensagem com preletor (a)

O importante é usá-las com empenho, dando a elas a ênfase de estar sempre envolvido na obra do MESTRE e servindo a Cristo e a igreja, amanhã eles serão obreiros (as).

6.ENCERRAMENTO - BRINDES – LANCHES

É impossível terminar um culto infantil sem dar a eles algo. Nem que seja uma lembrançinha de E.V.A feita com amor e carinho. Mas se for doce, balas, pipocas, lanches e balões, pronto, você já os conquistou-os para que eles venham no próximo culto, e é importante salientar a eles para que TRAGAM VISITANTES, seu amiguinho de escola e etc.
Pois assim você já os ensina a serem “evangelizadores” desde cedo. É claro que isto depende muito dos recursos disponíveis em cada grupo, mas lembre-se um esforço para incentivá-los a estar na igreja é sempre benéfico.

Você gostou desta apostila? Então fale com a Tia Priscila e comente a respeito. Somos especializados em suporte, criação e distribuição de materiais e suplementos para o ministério infantil.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Rosângela Menta Mello

A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base
para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a
escrita, na definição de Lévy (1993), uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho
do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação.
Apesar da produção das tecnologias estar a serviço dos interesses de lucro do
sistema capitalista, a sua utilização ganha o mundo e acontece também de acordo
com as necessidades, desejos e objetivos dos usuários.

Apesar de ser introduzida com maior ênfase nos anos 60, com uma pedagogia
tecnicista, foi nos anos 80 que a tecnologia educacional passou a ser compreendida
como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais e
suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção
crítica no mundo em que vive, apontando que não basta utilização de tecnologia, é
necessário inovar em termos de prática pedagógica. A tecnologia educacional,
portanto, ampliou seu significado constituindo-se no “estudo teórico-prático da
utilização das tecnologias, objetivando o conhecimento, a análise e a utilização
crítica destas tecnologias, ela serve de instrumento aos profissionais e
pesquisadores para realizar um trabalho pedagógico de construção do
conhecimento e de interpretação e aplicação das tecnologias presentes na
sociedade” (SAMPAIO & LEITE apud LEITE, 2003, p.12)

O conceito de alfabetização tecnológica do professor envolve o domínio contínuo e
crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o
relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global
do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do
professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e
criando novas formas de expressão, além de distinguir como, quando e por que são
importantes e devem ser utilizadas no processo educativo. (SAMPAIO & LEITE apud
LEITE, 2003, p, 14)

Queremos contribuir para a criação e para o processo de autoria do professor,
deixando clara à parte das inúmeras possibilidades das tecnologias. As tecnologias
serão apresentadas, nestes textos, como ferramentas de produção e meios de
expressão de diferentes saberes para professores e alunos nas suas práticas
educativas.

Consideramos que as tecnologias merecem estar presentes no cotidiano escolar
primeiramente porque estão presentes na vida, mas também para:
• diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;
• serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento,
já que trazem embutidas em si mensagens e um papel social importante;
• permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios,
familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade;
• serem desmistificadas e democratizadas;
• dinamizar o trabalho pedagógico;
• desenvolver a leitura crítica;
• ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos
diferentes saberes.

Para isso o professor deve ter clareza do papel das tecnologias como instrumentos
que ajudam a construir a forma de o aluno pensar, encarar o mundo e aprender a
lidar com elas como ferramentas de trabalho e se posicionar na relação com elas e
com o mundo.
O processo ensino-aprendizado se desenvolve em um lugar especializado ou
ambiente que, além de suas dimensões de temperatura, iluminação, deve contar
com outros recursos físicos e tecnológicos que apóiam, de modo restrito, o trabalho
didático do professor.
As tecnologias de ensino, especialmente os audiovisuais, podem ser classificados
em um critério de maior ou menor concretude ou, então, pela atividade sensorial que
explora.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
NÉLIO PARRA

Recursos visuais
Elementos ou códigos
códigos digitais escritos
códigos analógicos
cônicos
esquemáticos
abstrato-emocionais
Materiais ou veículos
Álbum de seriado, Cartazes,Diafilmes,
Diagramas, Diapositivos, Espécimes,
Exposição, Filmes, Flanelógrafo,
Fotografias, Gráficos, Gravuras,
Imantógrafo, Mapas, Modelos, Mural
didático, Museus, Objetos, Quadro de
giz, Quadros, Transparências
Recursos auditivos
Elementos ou códigos
códigos digitais orais
códigos analógicos orais
Materiais ou veículos
Aparelho de som
Discos
Fitas k7
CDs
Rádio
Recursos audiovisuais
Diapositivos e diafilmes com som
Cinema sonoro
Televisão
Videocassete
Programas para computadores com som
A utilização de recursos didáticos impõe a recorrência a critérios para uma escolha
mais eficiente, dos quais destacamos os seguintes, apresentados por HAYDT
(1997):
• adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos
alunos, aos seus interesses e necessidades;
• adequação à função que se quer desenvolver (cognitiva, afetiva ou
psicomotora);
• simplicidade,: fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível;
• qualidade e exatidão;
• atrativos: devem despertar interesse e curiosidade.

LEMBRETES

É importante lembrar que a primeira regra para a utilização de qualquer recurso
didático é: se não estiver bem elaborado, construído, ou se você não souber utilizar,
não use! Vá a busca desse conhecimento!
Os recursos didáticos não podem ser utilizados como se fossem as aulas em si. Isto
é, se o professor utilizar um filme, deve interromper a projeção, fixar cenas, discutir
com os alunos, fazer relatório...
Outro aspecto importante na utilização de recursos didáticos diz respeito à seleção.Eles precisam ser adequados aos objetivos propostos para a aprendizagem, devemapoiar as atividades, devem ser adequados aos conteúdos e à metodologiaempregada.Quando não dá certo a utilização do recurso didático, o que fazer?O professor deve já ter preparado outra atividade, caso isto aconteça.Esporadicamente pode o professor deixar-se dominar pela inspiração, desde quedomine o conteúdo com profundidade, certamente ele encontrará rapidamente umaalternativa.A tecnologia de ensino deve auxiliar o trabalho do professor e não causar transtornos.

ORAÇÕES PODEROSAS PARA CRIANÇAS E JUNIORES

ORAÇÕES PODEROSAS PARA CRIANÇAS E JUNIORES

1 DESPERTAMENTO ESPIRITUAL. Oro para que o Senhor, Pai, dê a minha criança um espírito da sabedoria e de revelação no conhecimento de Jesus Cristo, Seu Filho, e que os olhos do coração de minha criança sejam esclarecidos, para que ela saiba qual é a esperança de sua chamada, quais são as riquezas da glória de sua herança nos santos, e a inigualável grandeza de seu poder em nós, aqueles que crêem em Ti. (Ef. 1.17-19)

2. SALVAÇÃO. Que esta criança venha para Cristo o mais cedo possível. Permita que salvação floreça em meio as nossas crianças, para que eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus com a glória eterna. (2 Tm 3.15)

3. AME E CULTIVE A PALAVRA DE DEUS. Conforme ensinamos a eles a Palavra de Deus, que eles possam cultivá-la em seus corações e mantenham seus caminhos puros. Que eles possam considerar Sua Palavra mais preciosa que o ouro e escondê-la em seus corações. (Sl 119.9-11)

4. SABEDORIA E FAVORECIMENTO. Senhor, que esta criança possa crescer em sabedoria e favor diante de Ti e aquelas pessoas que serão ticadas por sua vida. Que o seu favor possa cobrir sua vida e tudo que ele possa fazer na escola, trabalho e ministério, que Sua face possa brilhar sobre ela todos os dias. (Lc 2.52, Sl 5.12)

5. RELACIONAMENTO. Oro para que esta criança saiba que Jesus é o seu melhor amigos, que ele pode andar e falar com Ele e desenvolver um relacionamento íntimo e cheio de amor (Jo 15.15)

6. CARÁTER DE DEUS. Espírito Santo desenvolva qualidade do caráter de Deus tais como: diligência, bondade, honestidade, compaixão, paciência e domínio próprio. Permita me estar consciente de, enquanto oro e pelas crianças, que eu desenvolva estes traços de caráter e virtudes, o Senhor desenvolverá e amadurecerá em mim da mesma maneira. (Cl 3.12-14)

7. CRESCER EM GRAÇA. Que nossas crianças possam crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pe 3.

8. SATISFAÇÃO. Pai, pelo Espírito Santo, Ensina minha criança o segredo de estar contente em todas as coisas, em toda e qualquer situação, através de Cristo que nos dá força. (Fp 4.12-13)

9. CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS. Peço que esta criança seja cheia com o conhecimento da Sua vontade, Pai, em toda sabedoria espiritual e entendimento para que possa andar de forma digna do Senhor, para agradá-la de todas as formas, darem frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus; fortalecido com todo poder, de acordo com seu glorioso poder, para alcançar toda estabilidade e paciência. (Cl 1.9-11)

10. GRATIDÃO. Oro para que nossas crianças aprendam a dar graças a Deus por todas as coisas e para que possamos ser modelos e exemplo de como viver com um coração agradecido. (CL 1.12, 1 Ts 5.

11. UM CORAÇÃO VOLTADO PARA MISSÕES E AS NAÇÕES. Senhor dê as nossas crianças um coração voltado para as noções, coloque o desejo de ver sua glória entre as nações, levar as Boas até os confins da terra e anunciar Seus maravilhosos feitos em todo mundo. (Mt 28.19)

12. ESPERANÇA. Que o Deus da esperança trabalhe em nossas crianças para que possam transbordar com esperança, que a esperança largamente derramada em seus corações não importando o que aconteça no mundo ao redor deles através do poder do Espírito Santo. (Rm 15.13)

13. PERSEVERANÇA. Pai ensine nossas crianças a perseverar em tudo que estiver sob a responsabilidade deles e em sua vida familiar, ministério, trabalho e escola. Ajude-os a correr a corrida diante deles com perseverança e permita-me, como pai e professor, ser um exemplo de perseverança. (Hb 12.1)

14. DEPENDÊNCIA DE DEUS. Senhor, oro para que minha criança não dependa de seu próprio conhecimento, mas confie em Ti de todo o coração, reconheça-o em todos os seus caminhos para que o Senhor possa direcionar seus cominhos. (Pv 3.5-6)

15. VALOR PRÓPRIO SENTRADO EM CRISTO. Ajude nossas crianças a desenvolverem um senso de valor próprio fundamentado, não em um super ego ou orgulho, mas na realização e verdade de que foram assombrosamente e maravilhosamente criados por Deus e são obras de Suas mãos, criado em Cristo Jesus para as obas obras que Ele ordenou e criou para eles antecipadamente. (Sl 139.14-15, Ef 2.10)

16. UM FUTURO CHEIO DE ESPERANÇA E PROPÓSITO. Senhor, enquanto nossas crianças crescem em Cristo e suas vidas são moldadas e guiadas e pelo Espírito Santo, agradeço-lhe porque o Senhor tem um futuro e uma esperança repletos de propósito para eles! Que eles possam buscá-lo de todo coração e encontrá-lo. (Jr 29.11-12)
.